VERDADEIRAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO STEEL FRAME

Sem tijolos, sem concreto, e sem sujeira! O Light Steel Frame, como é conhecido o sistema de construção à seco no Brasil, vende uma série de benefícios que vão desde à obra limpa até a tão sonhada precisão orçamentária para quem está construindo. Diante tantas promessas infinitamente superiores à construção convencional, a pergunta que fica é: Isso tudo é realmente verdade?

É, sim. Mas depende de como e com quem você irá contar durante esse processo. Como qualquer outro sistema, existem também as desvantagens que podem destruir o sonho de uma casa eficiente, inteligente e de aço. Por isso, listamos alguns argumentos positivos e negativos a respeito do método.


Vantagens gerais:

 

  • Ganho de área

Com paredes internas em perfis de aço, o sistema garante um ganho de área de 4% a 5% (comparando com uma planta tradicional em alvenaria).

  • Obra sustentável

A construção em Steel utiliza menos de 5% do total da água de uma construção em alvenaria.

  • Redução de desperdícios

Por se tratar de um método industrializado, a obra é baseada em etapas de montagem. Não existem atividades “inloco” de uma obra convencional como corte de tijolos, etc. Cada parafuso possui o seu lugar. A estrutura chega pronta e demora poucos dias para ser erguida.

  • Redução do custo de fundações

Em uma construção convencional, de 10% a 15% do orçamento (algumas vezes mais) é gasto em fundações. Na construção em Steel Frame, este custo é reduzido pelo menos à metade.

  • Obra rápida

A obra costuma durar 1/3 do tempo de uma obra convencional, já que todos os processos são pontualmente previstos, contando com menos etapas do que a construção em alvenaria.

  • Mais facilidade na construção e manutenção

Facilidade de passagem e manutenção de instalações sanitárias, elétricas, hidráulicas, gás, etc.

VANTAGENS DOMI HOUSE
Todas as vantagens descritas acima.

Foto de uma casa Domi House no Inverno- máximo isolamento termoacústico.

 

  • Eficiência energética

Se bem executada, a construção poderá apresentar uma eficiência energética incrivelmente maior do que uma contrução em alvenaria, por exemplo. Mas isso dependerá da tecnologia e do nível dos materiais aplicados durante a construção. Conhecer o sistema é essencial para que possa converter o máximo de energia para o interior da residência.
*A Domi House garante em suas construções a equivalência de padrão A em eficiência energética, baseada nas diretrizes do Procel Edifica e de certificações internacionais de construção, conservação e uso racional dos recursos naturais, como energia, água e vento.

  • Isolamento Termoacústico

Paredes, forros e esquadrias com vidro duplo laminado possuem revestimentos a fim da redução da transição de temperatura entre ambientes e contenção sonora. Você já imaginou ficar de mangas curtas no inverno? Dentro da casa Domi, acontece.

  • Segurança contra ventos e raios

Por meio de cálculos específicos dimensiona-se a estrutura para suportar qualquer carga de vento. As esquadrias (vidro duplo laminado/insulado) garantem a vedação de todo o sistema. O Steel Frame quando exposto a descargas elétricas, comporta-se tal como um carro (gaiola de Faraday).

  • Segurança contra incêndio

Todos os materiais que compõe a estrutura possuem certificação anti-chamas, ou seja, não propagam fogo.

 

  • Precisão orçamentária

Do projeto (quando realizado pela Domi House), até a entrega da obra concluída, é realizado o planejamento orçamentário de todas as etapas da construção, para que, no final, o orçamento siga o mesmo do início, com o mínimo de variação.

Desvantagens

  • Custo 

O custo da construção em Steel Frame pode apresentar uma variação, se comparado à alvenaria. Porém, na ponta do lápis, esta variação poderá se equivaler, se levados em consideração o tempo de obra reduzido e o desperdício zero de materiais, assim como a precisão orçamentária. Ou seja, o orçamento será o mesmo do início ao fim.

  •  Tradicionalismo das pessoas e dos profissionais

Embora seja extretamente comum e lidere as estatísticas de construção em países como EUA, Japão, China, Canadá, Argentina, Chile e do continente Europeu, no Brasil o Steel Frame ainda pode ser considerado novidade, já que maior parte das construções são realizadas em alvenaria. Como qualquer novidade, carrega descrença por muitos que não experimentaram.

  • NECESSIDADE DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS                                                                                 

A última e mais importante desvantagem está no perigo de cair em mãos erradas. O Steel Frame é um método inteligente que exige conhecimento técnico de quem o constrói e lidera a obra. O mercado ainda é carente de capacitação e profissionais prontos para a execução do sistema. Por isso, suas vantagens poderão ser limitadas ao conhecimento de quem o aplica.
*A Domi House trabalha na projeção, planejamento e acompanhamento da obra, com profissionais especializados no método, oferendo vantagens que vão além do próprio sistema.

Quer saber mais? Entre em contato (53) 98478-4288 / (53) 3273-0073